Outros Sermões 1 Tessalonicen

COMO DEVEMOS TRATAR OS NOSSOS LÍDERES
I Tes 5:12-15

A igreja em Tessalônica foi organizada debaixo de muita perseguição, prisão etc. (Atos 17:1-14). Paulo teve até que fugir à noite com Silas para evitar ser morto por homens maus, invejosos, rebeldes e vadios. Dá para imaginar as dificuldades dessa igreja?
Quando Paulo e Silas chegaram na cidade vizinha, Beréia, os judeus de Tessalônica souberam e mandaram uma comitiva p/persegui-los e eles fugiram também de Beréia...!
Depois Paulo escreveu duas cartas para eles e nessa 1a Carta ele vai tentar ensinar àqueles novos discípulos como devem tratar seus Líderes. Mas Paulo também vai ensinar aos Líderes como Tratar seus Discípulos!
Como Devemos Tratar nossos Líderes?

I - DEVEMOS RECONHECER O SEU TRABALHO
"Trabalho = KOPIAO (Raiz KOPOS = pancada, golpe, dificuldade, tribulação...), = trabalhar arduamente, cansar-se etc.
É público e notório que o Líder fica em destaque, é quem mais aparece e conseqüentemente é quem leva a culpa, a crítica, a reclamação etc. Deveria ser também aquele que receberia os maiores elogios, um maior reconhecimento do fruto do seu trabalho, mas isso nem sempre acontece! Ilust.: Paulo escrevendo a Timóteo diz: "I Tim 5:17-19 (Labuta/kopiontas)" Visando Proteger o Líder, caso contrário, ninguém vai querer ser Líder na Igreja!

Ilust.: Tem igreja por aí que vive de "derrubar" seus líderes, assim como num parque de diversão, ganha o Ursinho quem derrubar o patinho que passa... - Muitas vezes são derrubados com balas de "mentiras, críticas ferinas e cruéis, discriminações, rejeição, isolamento, baixa remuneração, humilhações etc....
Estamos Formando um Exército de Líderes e Precisamos Urgente aprender a lidar com eles, respeitando-os e Reconhecendo o seu Trabalho!

II- DEVEMOS TRATÁ-LOS COM GRANDE ESTIMA
"Grande Estima = HIPERKPERISSOS - (Hiper + Verbo Perisso) = extravasar, ser excessivo, ser mais que suficiente, abundar etc. Tudo isso com relação a ESTIMA e ao AMOR!
Estima = EGEISTAI = estima, consideração, apreço... - Todo Líder de Célula merece a nossa Estima, Consideração e Apreço! E assim devem ser tratados por toda a Igreja!
Na medida em que ensinamos essa "consideração excessiva" para com os nossos Líderes, estaremos de igual forma, recebendo tal consideração de forma multiplicada... Cada discípulo aqui será um Líder de Célula e receberá toda a consideração que demonstrou ao seu Líder e vai recebê-la duplicada!!!
Nós que ocupamos cargos de Liderança Espiritual, mais especificamente, como diz Paulo aqui, "os que trabalham entre vós, presidem entre vós no Senhor e vos admoestam", SOMOS REPRESENTANTES DE CRISTO perante a Sua Igreja! Portanto, Merecemos o tipo de consideração a altura de um representante de Cristo! - Ilust.: Muitas Igrejas infelizmente agem como aquela Parábola dos Lavradores Maus - MAT 21:33-40!
Como você tem tratado seu Discipulador, seu Líder de Célula, seu Pr?

III- DEVEMOS TRATÁ-LOS COM AMOR
AGAPE = amor perfeito, amor com que Deus nos ama!
Como posso Amar ao meu Líder se eu não o Considero como tal? Como amá-lo seu eu vejo nele Falhas e Erros? - Exatamente como Deus ama você, com as suas falhas e erros. E Deus não nos trata segundo as nossas "transgressões"...!
A Visão G 12 vem ensinar como nos relacionar com os nossos Líderes, Pastores e Discipuladores, vem nos ensinar a Amá-los, não apenas pelo que eles são, mas principalmente por quem eles representam, pela Autoridade e Unção que está sobre Eles! Por isso é comum a gente ver nessa Visão os discípulos chamarem seus Pastores de Pai!
E pelo Amor que temos aos nossos Líderes aí nós passamos a Obedece-los, Segui-los Fielmente, aí nós não vamos Tentar Denegrir a sua Imagem... Não Vamos Provoca-los à Ira... Não Vamos dar-lhes Trabalho Excessivo, mais do que eles já tem... - Por Amor, seremos seus Companheiros... e Assim em Amor, Eles Prestarão Contas a Deus do seu trabalho... HEB 13:17!

CONCLUSÃO:
Aqueles que não se submetem, não reconhecem a liderança que está sobre eles, "Não Tratam seus Líderes com Grande Estima e Amor", Eles agem SEMPRE com críticas, comentários negativos, são opositores ferrenhos e gratuitos à liderança, tornam-se perturbadores na Igreja...! Ao Invés de serem discípulos Úteis, Cooperadores de Deus na Obra...
Como Vai o nosso Relacionamento Interno com os nossos Líderes? - Estamos Precisando Rever alguns Pontos? - Precisamos Pedir Perdão por algumas falhas...? - Hoje temos mais de 100 Líderes p/Reconhecer, Estimar e Amar...!
Paulo disse que agindo assim, toda a Igreja viverá e terá PAZ!

Pr. Wagner