Outros Sermões Josué

APRENDENDO COM JOSUÉ A VENCER DESAFIOS
Josué 1:1-11

INTRODUÇÃO:
Josué tinha um grande desafio diante de si. Moisés, seu líder, havia morrido e agora ele tinha a missão de conduzir mais de 2 milhões de israelitas à conquista de Canaã. Era uma realidade nova, que trazia receios ao seu coração. Muitas vezes enfrentamos situações assim em nossa vida. Algo muda de repente e nos vemos diante de um grande desafio. Vamos aprender os segredos que fizeram de Josué um conquistador:

1. JOSUÉ BUSCOU OUVIR A VOZ DE DEUS (Js 1:1)
- Ele não ficou apavorado com a nova situação e nem saiu fazendo as coisas ao seu jeito. A primeira coisa que ele fez foi procurar ouvir Deus.

Muitas vezes, diante dos desafios da vida, queremos encontrar o caminho sem buscar a Deus. Por isto fracassamos.

Deus sempre tem uma direção para nós. Só precisamos parar para ouvi-lo!

2. JOSUÉ NÃO FICOU PRESO AO PASSADO. ELE OLHOU PARA FRENTE (Js 1:2)
- Embora Moisés tivesse sido seu grande líder e amigo, agora ele estava morto. Josué entendeu que não poderia ficar "chorando o leite derramado". A ordem de Deus era que ele olhasse para frente!

Muitas pessoas sofrem perdas na vida e se recusam a desligar-se do passado para trás. Se algo mudou em nossa vida, não adianta ficar lamentando. Temos que crer que o Senhor pode nos fazer avançar, mesmo tendo perdido coisas e pessoas preciosas - Ler Fp 3:13-14.

3. JOSUÉ DEIXOU DEUS ESTABELECER METAS CLARAS (Js 1:4)
- Para sermos conquistadores, temos que ter metas claras em nossa vida. Por isto Deus estabeleceu os limites da terra que deveria ser conquistada por Josué e seu povo.

Você tem metas claras para sua vida pessoal, familiar, profissional e ministerial? Você tem uma lista objetiva de propósitos pelos quais está orando todos os dias e trabalhando. Se você não sabe onde quer chegar, provavelmente não chegará a lugar algum.

4. JOSUÉ ENTENDEU O VALOR DO ESFORÇO E DO ÂNIMO (Js 1:6-7,9)
- Deus repetiu três vezes a ordem para que ele se esforçasse e tivesse bom ânimo. Sem estas duas virtudes, ninguém conquista grandes coisas.

Satanás faz de tudo para nos desanimar, usando circunstâncias e pessoas. Temos que resisti-lo.

Precisamos estar sempre no meio dos irmãos (especialmente na célula). Assim, somos por eles fortalecidos e animados.

5. JOSUÉ ENTENDEU QUE PRECISAVA DEDICAR-SE À PALAVRA DE DEUS (Js 1:8)
- Um dos grandes segredos para as vitórias espirituais é o amor e a obediência à Palavra de Deus. Por isto Josué fez uma aliança com a Palavra.

Segundo o texto, precisamos ter três atitudes com a palavra: 1) Estudar - "medita nele dia e noite"; 2) Proclamar ou declarar - "Não se aparte da tua boca o livro desta lei"; 3) Praticar - "para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito".

Gancho Evangelístico
- Se houver visitante descrente, faça o seguinte apelo: "Em Js 1:5, Deus promete que estaria com Josué todo os dias da sua vida. Isto só foi possível porque aquele homem recebeu o Senhor em sua vida. Foi isto que fez dele um vencedor. Você não quer fazer o mesmo???" - Conduza toda à oração de entrega.

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - SP