Meus Sermões

TUDO COMEÇA COM DEUS

Colossenses 1.16

 

“pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra,as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” – NVI.

 

Introdução

Você já desejou saber por que foi colocado neste planeta?

Para procurar a reposta você deverá começar por Deus... você nasceu de acordo com os propósitos de Deus, diz esse verso da Bíblia. Você também foi criado “para Ele”, lemos aqui.

 

Geralmente as pessoas ficam intrigadas quando procuram pelo sentido da vida. É que, normalmente, fazemos as perguntas erradas, perguntas voltadas para nós mesmos: “O que eu quero ser?” ou “O que devo fazer com a minha vida?”

 

Nós perguntamos: “Quais são os meus sonhos para o futuro? ...quais são os meus objetivos, as minhas ambições?” ...porém, fazendo estas perguntas, jamais vamos encontrar o propósito de nossa vida.

 

Na Bíblia, lemos em Jó 12.10, que na mão de Deus “...está a vida de cada criatura”.

Portanto, é nos concentrando em Deus, que vamos encontrar o sentido de nossa vida.

 

Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes, palestras, você não irá descobrir o significado de sua vida olhando para dentro de si mesmo.

Um menino criou um aparelho feito de latas e trouxe para a mesa da cozinha. Os pais ficaram sem saber para que servia aquela coisa... a própria coisa não tinha capacidade para informar para o que servia. Somente o criador ou o manual do fabricante poderia mostrar a sua utilidade.

 

É o que se passa conosco! Você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo. Você deve procurar o Criador, você deve começar com Deus!

 

Você só existe porque Deus deseja que você exista.

Lemos isto na Bíblia: você foi feito por Deus para Deus – e, enquanto não compreender isso, a vida não terá sentido para você.

É somente em Deus que descobriremos nossa origem, nossa identidade, o que significamos... qual é o nosso propósito, nossa importância e nosso destino!

 

Se, para a questão “Afinal, por que estou aqui?” ...você não buscar respostas em Deus, então, em lugar algum, você encontrará estas respostas.

 

Muitas pessoas tentam usar Deus para se tornarem pessoas melhores e bem-sucedidas.

Mas isso é um erro... viver é deixar Deus nos usar para os seus propósitos, e não nós em usar Deus para aquilo que desejamos.

 

Muitas pessoas também lêem livros de auto-ajuda a fim de descobrirem o propósito para a sua vida

 

Esses livros, normalmente, sugerem o seguinte: “Para achar o propósito da vida: Dê importância aos seus sonhos. Defina claramente os seus valores. Estabeleça suas metas. Tenha grandes objetivos. Vá a luta. Seja disciplinado. Acredite em si mesmo. Não desista!”

 

Sobre a auto-ajuda, Jesus disse isto: “quem quiser salvar a sua vida, a perderá” (Jo 16.25).

 

Então, como descobrir o propósito para o qual você foi criado?

Você tem somente duas opções: a primeira é fazendo uma ESPECULAÇÃO.

 

Essa é a opção escolhida pela maioria das pessoas... elas teorizam, fazem suposições, ficam filosofando e imaginam algo, e então dizem: “Eu acho que...”, e esse é o palpite que podem dar.

 

A filosofia é uma ciência importante e tem o seu lugar, mas quando se trata de determinar o propósito da vida, mesmo o mais sábio dos filósofos estará apenas supondo, conjeturando...

Um professor de filosofia, escreveu certa vez para 250 dos mais conhecidos filósofos do mundo, perguntando: “Qual o significado da vida?” ...alguns deram seus melhores palpites, outros admitiram ter inventado um propósito para a vida e outros, foram bastante honestos e responderam que não faziam a menor idéia.

 

Mas, felizmente, há uma segunda opção para saber o significado e propósito da vida... trata-se da REVELAÇÃO.

Nós podemos abrir a Bíblia e ler o que Deus revelou!

O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor... o garoto que criou aquele aparelho feito de latas e depois o deixou sobre a mesa da cozinha, era a melhor pessoa para explicar aos pais a utilidade daquela coisa...

 

Pois, para você descobrir o real propósito de sua vida, é tão simples assim: pergunte a Deus.

 

Deus não nos deixou às cegas, filosofando e supondo coisas. Não, Ele claramente revelou, pela Bíblia, seus propósitos para a nossa vida.

A Bíblia é o nosso “Manual do Proprietário” ...ela explica por que estamos vivendo, como a vida funciona e o que evitar e esperar do futuro... a Bíblia explica o que nenhum livro de auto-ajuda explica, porque ela é revelação da sabedoria de Deus!

 

Portanto, para saber o propósito para sua vida, você deve se voltar para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo...

 

Em Ef 1.11, lemos que Deus “...faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade”. Na íntegra, lemos: “Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo” NTLH.

 

Esse verso nos dá três descobertas a respeito do nosso propósito:

Primeiro, lemos da necessidade de termos um relacionamento com Jesus, porque está escrito que “Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo”.

 

Você descobre a sua identidade e propósito para vida através de um relacionamento com Jesus.

 

Segundo, lemos que Deus já pensava em cada um de nós muito antes de nós pensarmos a respeito dEle. Lemos nesse verso que “de acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo”.

Isso é anterior ao seu nascimento... o propósito determinado por Deus para a sua vida é anterior à sua concepção... Deus estabeleceu propósitos para a sua vida antes que você existisse!

Você pode escolher profissão, escolher com quem vai se casar (se quiser), escolher seus passatempos e muitas outras coisas na vida, mas você não pode escolher o seu propósito – Deus já estabeleceu antes que você nascesse!

 

A terceira descoberta que fazemos aqui nesse verso é que, o propósito da sua vida aqui nesse mundo, cabe em um outro propósito muito maior, que Deus planejou para a eternidade.

Lemos isto: “...de acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo”.

 

Conclusão

Eu li de um senhor que, aos 27 anos de idade, enquanto viajava de trem por uma cidade do seu país, foi dominado por um desespero tão intenso que a vida para ele pareceu perder o sentido. De repente, uma frase apareceu por si só em seus pensamentos... a frase dizia: “Sem Deus a vida não faz sentido”. Então, ele se pôs a meditar nisto e por fim, descobriu em Deus o propósito para a sua vida.

Se você se sente perdido a respeito do seu propósito na vida, anime-se: você está prestes a descobri-lo em Deus! Amém?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, a partir de "Uma Vida Com Propósitos" - Rick Warren